segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Como tirar o passaporte

Oi pessoal,

Para você que ainda não tem seu passaporte, tirá-lo é simples:

 O primeiro passo é você entrar no site da policia federal http://www.dpf.gov.br/
Do lado esquerdo do site, no campo denominado "Serviços" há a opção "Passaporte" (link direto: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte)
O site é bem simples, e lá te ensina passo a passo como requer o seu passaporte.
Esse é o novo modelo de passaporte para brasileiros
Você vai preencher vários passos, e o primeiro deles é o de dados pessoais, para a parte de "Nomes anteriores" só é necessário preenche-lo se você modificou seu nome alguma vez (casamento, divórcio, decisão judicial...), se não, pode passar direto.
Captura da primeira tela
Nas outras abas, sempre que tiver um campo que você não sabe se deve preencher ou não, passe o mouse em cima da interrogação ao lado do título do tópico (igual a essa que tem em nomes anteriores).

Na aba "Local de atendimento" escolha a sua cidade (a que você reside) e logo abaixo aparecerá um tópico pra você escolher o Departamento da Policia Federal mais próximo de você.
Agende uma data em que você possa perder uma tarde lá (apesar do horário ser agendado, normalmente atrasa bastante).
Depois disso, será gerada um GRU (guia de recolhimento da união) no valor de 156,00 reais, pague-a antes de ir à PF, você precisará apresentar o comprovante de pagamento na hora de fazer o passaporte.
A data de vencimento da guia, salvo engano, é de um mês depois que você fez o cadastro, apesar disso você TEM que pagar antes do dia que você agendou.

Atenção: Se for pagar em internet banking, como fiz, fique de olho na data que aparece, e modifique-a para o dia em que você está realmente pagando, pois se não for assim, o pagamento só será agendado e eles não aceitam agendamento!

O segundo passo é separar seus documentos para apresentar na PF, basicamente você precisa da sua identidade, certidão de casamento, divorcio ou decisão judicial (se você teve o nome modificado), o boleto pago e comprovante de quitação com o serviço eleitoral, homens precisam da quitação com o serviço militar. Mas leia atentamente as indicações no site da policia federal, pode ser que você precise de mais documentos (caso não seja brasileiro, ou tenha pendencias judiciais...), segue o link com a listagem de documentos http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-passaporte-comum.
Se o seu caso for de renovação, tem que levar o passaporte antigo ou o B.O se você perdeu ou foi roubado.

O comprovante de quitação com o serviço eleitoral pode ser retirado em algum TRE (tribunal regional eleitoral), caso você tenha alguma pendencia lá, você paga uma multa de 3,50 para regularizar sua situação e na mesma hora retira seu comprovante de quitação.

Atenção 2: Como a PF, o TRE é um órgão público, e como tal NÃO permite que você entre no estabelecimento de short, ou camiseta regata (machão), chinelo de dedo de borracha (havaianas ou similar), saia curta, short curto, decote grande. 
Digo isso pois quando fui à minha entrevista, duas pessoas foram barradas na porta, uma moça de short (e não era curto demais) e um rapaz de chinelo de dedo e bermuda, no caso eles perderam a entrevista e em alguns lugares é bem difícil conseguir uma outra para uma data próxima, não custa ir prevenido, não é?

Terceiro e último passo, vá a entrevista tranquilo, apesar do nome ser esse, não te perguntam nada, você entra numa cabine, batem sua foto, pegam seu endereço, tuas digitais e marcam o dia pra você ir buscar seu passaporte.

Eles combinam em 15 dias mais ou menos, o meu chegou em 6.

Boa sorte e vamos encher essas páginas de carimbos :)

Umas das páginas do meu passaporte novo =)


Beijos

Próximo post: Avaliação de algumas companhias aéreas



Nenhum comentário:

Postar um comentário